Neste Estudo Bíblico sobre Lázaro, falaremos sobre um ponto de vista diferente em relação a ressurreição e a pós-ressurreição de Lázaro. Textos base:
“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.”
João 11:43,44
“E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos.
E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro;
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.”
João 12:9-11
Aproveite e convide os seus amigos para aprenderem mais do Evangelho:
- Convide seus amigos do Facebook;
- Convide seus amigos pelo Twitter;
- Convide seus amigos do Google Plus.
Agora vamos entender melhor esse “antes e depois” de Lázaro:
Estudo Bíblico sobre Lázaro: Quem você quer ser?
Nos textos acima, o mesmo Lázaro está sob dois cenários diferentes:
No primeiro ele está morto e é motivo de dó, de choro e de compaixão das pessoas a sua volta (Jesus inclusive chora a morte de Lázaro, pois eram muito amigos).
Já o segundo cenário nós temos um Lázaro ressuscitado, que é motivo de atração, discórdia e que se torna um “testemunho vivo” do milagre de Jesus. E justamente por isso é motivo da ira e do ódio de alguns.
Pode-se dizer que a morte de Jesus foi causada por Lázaro. O fato da ressurreição de Lázaro ter sido tão testemunhada e por isso impossível de negar, criou um ambiente insuportável porque o medo da popularidade de Jesus se tornou real.
Mas o que eu quero que você entenda é que você é Lázaro e na vida você pode escolher entre: a atitude ressuscitada e a atitude dos mortos.
A atitude dos mortos
O Lázaro morto é motivo do choro e da compaixão das pessoas, agora e você? Será que você não está viciado em ser o motivo da compaixão das pessoas? Será que inconscientemente você prefere continuar morto, porque morto não se expõe, morto é carregado, morto não diz sim ou não… Enfim, o morto está em estado de dependência.
A maioria de nós se vicia neste estado porque é comodo, mas não é essa a nossa missão. Não estamos aqui para sermos motivo de compaixão eterna das pessoas, mas estamos aqui para sairmos deste estado de morte e passarmos para a vida.
A atitude ressuscitada
Esta é a parte central deste Estudo Bíblico sobre Lázaro, porque embora a ressurreição não tenha sido uma atitude que partiu de Lázaro e sim de Jesus, Lázaro ouve a voz de Jesus o chamando e sai do túmulo.
Lembre-se:
“Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.”
Efésios 5:14
O nosso chamado é para a vida, assim como Lázaro somos amigos de Jesus e hoje ele nos chama para a vida!
E ao contrário da morte, a vida significa exposição, significa ser o motivo de admiração e também de discórdia, mas sempre levando as pessoas a crerem em Jesus.
Quando passamos a despertar e se levantar do estado de morte, as pessoas a nossa volta iram se espantar: “Não era esse que estava morto até ontem?”. Isto gerará discórdia entre os que gostariam que continuássemos mortos. Entretanto os que perceberem a mudança de estado (metanoia) em nós, passarão a crer em Jesus por nossa causa.
Espero que você tenha entendido a mensagem e possa viver de verdade a vida que hoje Jesus te dá!
Até Já!
6 Comentários
Graça e paz irmãos gostei da explicação tenho aprendido bastante com cada lições que vocês tem me enviado.
Que bom Raimundo! Fico feliz por você estar aprendendo do Evangelho conosco.
Fica na paz Raimundo!
A paz ! Meu irmão Luiz .
Ainda não tinha visto por esse ângulo e gostei muito da sua intepretação que chamou minha atenção no fato de os outros sentirem pena .
Terem pena de VC só faz VC de morto mesmo VC tem tida razão e somos chamados para a vida e náo para a morte .
Precisamos reagir e tomarmos atitudes que nos tragam a vida …obrigado meu irmão por me fazer enxergar de outra forma , amem! Fica na paz!
Que bom Josélia!
Fica na paz!
A pais irmão Luiz gostei muito da sua maneira de falar sobre Lázaro 👏Deus nós continue capacitando sempre com muita reflexão do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus até
Amém irmã Fábia!
Este é o nosso objetivo, levar o verdadeiro Evangelho de Cristo!
Até!