Quando lemos o antigo testamento nos deparamos com um Deus que aparentemente é totalmente diferente do Deus do Novo testamento. Logo nos surge a dúvida: Porque Deus mandava matar mulheres e crianças no antigo testamento?
Se você ler nosso artigo “Deus do velho Testamento e do novo Testamento? Como entender isto?” vai ter uma noção sobre o porque Deus mandava matar mulheres e crianças no A.T. Mas também resolvemos fazer este artigo especifico para sanar essa dúvida muito comum entre os nossos leitores.
Porque Deus mandava matar mulheres e crianças?
Para entendermos esta questão devemos entender uma coisa: Deus não mudou, nós mudamos!
Dito isto, vamos a explicação que é bem simples:
Quando Deus mandava matar mulheres e crianças não era porque ele era mal, mas sim porque a consciência dos que aqui residiam era uma consciência limitada, que só entendia a situação dessa forma.
Dizemos por exemplo que Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas se eu agir igual a Davi hoje, eu vou ser preso imediatamente! Isto significa que Davi era sim um homem segundo o coração de Deus, mas em comparação aos homens de sua época.
Resumindo tudo: Deus mandava matar porque o homem só entendia a vida assim!
Porque será que Deus não manda matar ninguém hoje? Porque hoje a nossa consciência está um pouco mais avançada em relação ao ideal de Deus para a humanidade. Esse ideal foi personificado em Jesus, que não matou ninguém mas tratou a todos com amor.
Deus sempre foi o mesmo Deus de amor e misericórdia, mas também é um Deus de paciência e que entende que nós somos seres de consciência infinitamente menor e por isso vai nos ensinando as vogais da vida, depois as consoantes, depois as sílabas e aos poucos vai nos alfabetizando até acalçarmos o pleno conhecimento.
Espero que você tenha entendido.
Até Já!
12 Comentários
Saudações cristãs a todos.
Essa questão é realmente polêmica, eis que muitos não entende que uma das características do Senhor e ser Uni Ciente, ou seja, diante de todo o seu pleno conhecimento de passado, presente e futuro, Ele já sabe, quem, mesmo antes de nascer, se vai ser bom ou ruim.
Por quê Deus mandou o dilúvio sobre a Terra? Será porque Ele é Deus cruel? Muitos perguntam, e eu respondo, diante do texto de Gênesis:
“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Gênesis 6:5.
Se Deus não tivesse destruído toda aquela geração má, aquela geração por si só se destruiria, e possivelmente nem Noé e sua família escaparia da destruição e nós não estaríamos aqui comentando este fato. Então o que fez o Senhor? Acelerou o processo de destruição da geração má, para poupar Noé e sua Família.
“Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.” Gênesis 6:8.
Vamos agora analisar o texto 1 Samuel 15:1-3.
Então disse Samuel a Saul: Enviou-me o SENHOR a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora a voz das palavras do SENHOR.
Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.
Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” 1 Samuel 15:1-3.
Observamos o versículo segundo do texto acima, quando o Senhor diz se recordar do que os amalequitas fizeram e faziam naquele tempo, contra Israel.
“Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.” Êxodo 17:8.
“Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.” Juízes 6:3.
Irmãos e Irmãs, a história conta que os amalequitas era um povo ruim e guerreavam contra os israelitas desde a época de Moisés, saqueavam e matavam mulheres e crianças, veja o que diz Samuel ao rei amalequita que Saul havia poupado.
“Então disse Samuel: Trazei-me aqui a Agague, rei dos amalequitas. E Agague veio a ele animosamente; e disse Agague: Na verdade já passou a amargura da morte.
Disse, porém, Samuel: Assim como a tua espada desfilhou as mulheres, assim ficará desfilhada a tua mãe entre as mulheres. Então Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal.” 1 Samuel 15:32,33.
Não foi à toa que Deus se recordou do que eles fizeram a Israel. A história conta ainda que Saul exterminou alguns amalequitas desde Havilá até Sur, mas não todos.
“Então feriu Saul aos amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.” 1 Samuel 15:7
A consequência disto e que alguns remanescentes amalequitas se organizaram depois e atacaram a cidade de David chamada Ziclague.
“Sucedeu, pois, que, chegando Davi e os seus homens ao terceiro dia a Ziclague, já os amalequitas tinham invadido o sul, e Ziclague, e tinham ferido a Ziclague e a tinham queimado a fogo.
E tinham levado cativas as mulheres, e todos os que estavam nela, tanto pequenos como grandes; a ninguém, porém, mataram, tão-somente os levaram consigo, e foram o seu caminho.” 1 Samuel 30:1,2.
Irmãos, não devemos jamais questionar a Uni Ciência do Senhor e Sua Soberania, pois Ele sabe exatamente o que faz e o que manda. Portanto o que Ele te mandar fazer, faça sem questionar.
A Paz.
Jorge
Deus sabe o que faz Jorge, você tem razão. Às vezes não entendemos o que está acontecendo porque temos uma visão simplista do assunto, mas Deus vê muito além daquilo que vemos.
Fica na paz!
Desculpa, ma’s voce deixou a desejar na resposta.
Não tem como ser mais claro que isto Ereni.
Fica na paz!
Obrigado Luiz Henrique. O texto ,a mensagem e o tema são excelentes. Deus continue abençoando.
Obrigado Wanderson!
Eu concordo plenamente com esse ensinamento, porque o homem de hoje não é o homem de ontem, e a cada dia Deus tem mostrado maiores conhecimentos ao homem para que ele possa discernir suas mensagens, principalmente aquelas deixadas por Jesus Cristo.
Isto mesmo Eliezer! Fico feliz que tenha entendido.
Paz e Graça amigo!
Saudações cristãs a todos.
Amados irmãos e irmãs, as vezes eu sinto dúvidas no sentido do homem atual não ser aquele homem do passado, é certo que com relação ao conhecimento, não é, sem dúvida, contudo, com relação ao sentimento humano, creio eu que o homem atual está voltando as origens cruéis de antigamente, ficando o seu entendimento de maneira cega, pois Deus deu entendimento ao homem para que ele entendesse o que é o amor, e deu a ciência para que ele a usasse em prol da raça humana, porém o que faz o homem com a ciência, armas de guerras, armas nucleares, espalha o terror por todo o planeta, o que cega todo o seu entendimento e depois quer culpar Deus, o qual eles dizem ser somente o Deus do velho testamento de ser cruel.
Jesus disse:
“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” Mateus 24:12
E o que é essa iniquidade? Guerras, intolerância, violência, ganância, egoísmo, hendonismo, luta pelo poder, que cega o homem do entendimento do que é o amor que Deus quer de nós e Jesus nos ensinou.
Quando eu disse que Deus poupou Noé de ser destruído por aquela geração má, Deus tinha algo em mente, salvar a raça humana, separando o joio do trigo, eu Ele viu que só havia oito sementes boas (Noé e esposa, e seus três filhos e as esposas deles).
“Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.”Gênesis 7:7.
Amados Irmãos e Irmãs, não é só Deus que tudo vê, está observando que o homem atual está caminhando, de novo, para a sua própria extinção, basta abrirmos os olhos e vermos que novamente Deus quer salvar-nos, pois se assim não fosse, por que enviou Jesus? Por que no Seu plano de salvação está no arrebatamento da Igreja, Por que Jesus comparou a sua segunda volta com o evento do dilúvio?
“37 – E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
38 – Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca,
39 – E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37-39.
Não só Jesus estava vendo que a maioria da humanidade estava cega com o conhecimento e a ciência, mas Deus também deu esse entendimento ao Apóstolo Paulo:
“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;” 1 Coríntios 1:27.
Dito isto, talvez, creio eu, para retardar a destruição do homem.
Pois o que vejo, a única diferença do homem atual para o do passado, é que, a salvação alcançará a muitos, mais por causa do entendimento que Jesus espalhou de conhecer bem a Deus através do amor, e o que ele quer de nós, pois assim a palavra de Deus diz:
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;” Apocalipse 7:9.
Até quando Deus terá que renovar a raça humana? Para mim, Jesus é a última aliança, e depois não precisará mais o homem ser reciclado.
A paz.
Obrigado pelo comentário Jorge!
Fica na paz!
[…] Deus mandava matar mulheres e crianças? […]
Para reflexão:
Se foi Deus realmente quem ditou a lei “Não matarás” para aquele tempo, então Ele mesmo não a cumpriu e fez os homens descumpri-la, pois naquela época os homens entendiam a morte de modo diferente.
Hoje entendemos o “não matarás” e não matamos, mas naquele tempo Deus entendia o “não matarás” e mandou matar?
De duas coisas, uma está errada: Não foi Deus quem mandou matar ou foi Moisés que mandou matar em nome de Deus.
O mandamento “não matarás” não foi para nós hoje, mas para os judeus antigos, aqueles que entendiam a morte de modo diferente, ou seja: “Deus nunca poderia mandar matar naquela época”.